O verdadeiro homem de bem é aquele que faz a outrem aquilo que queria que os outros lhe fizessem.

"Não existe ensinamento que melhor expresse os ensinamentos do Cristo, do que a máxima: Amai-vos uns aos outros, assim como Eu vos amei".

Chico Xavier


Agradecer sempre.

Certa vez, passei a noite com um grande amigo meu, em um hospital aqui de minha cidade. Este meu amigo,  não sabia, mas ele estava muito doente, há poucos dias de desencarnar. Naquela noite que fiquei ao seu lado, lhe fazendo companhia, pude ver, bem de perto, o quanto devemos agradecer por nossa saúde, nossas vidas e, comparado com o que este meu amigo passou, devemos mesmo até agradecer por nossas doenças, que, na verdade, não passam de minúsculas provações, se comparadas com muitas outras doenças. Naquela noite, pude ver uma pessoa sem paz, com dores brutais, constantemente incomodada e inquieta. Lembro-me que ele conseguiu pegar no sono por volta de seis horas da manhã. Talvez, o cansaço sobre seu corpo já fragilizado tenha vencido o incômodo e as dores e ele conseguiu dormir. Pouco depois disso, eu fui embora pra casa, descansar um pouco, já que também não tinha dormido à noite. Ao sair do hospital, algumas pequenas coisas me chamaram a atenção, de maneira diferente: o sol aquecendo minha pele, o vento no meu rosto, os passarinhos cantando. Foi quando me dei conta que, dentro em breve, este meu amigo não poderia mais, como encarnado, sentir tais coisas. Além disso não poderia mais estar junto de seus dois filhos e de sua esposa e sequer conheceria o bebê que estava por vir. Dias depois, ele desencarnou.
Então, pude concluir que sou um mal agradecido. Pude ver que sou um reclamão e que penso não ter as coisas que na verdade já tenho. Pude ver que, muitas vezes, em dias ensolarados, reclamo do Sol forte e digo que "precisa chover". E, quando chove digo que "a chuva só atrapalha". Quando dá uma dorzinha de barriga mais forte, comporto-me como se fosse o mais sofredor dos seres, como se padecesse de uma terrível moléstia.
E, naquela manhã que saí do hospital, pude perceber que, talvez, tudo o que aquele meu amigo gostaria, era justamente poder continuar sentindo o sol em sua pele, o vento em seu rosto, e, porque não dizer: ele daria tudo para "sofrer" com uma forte dor de barriga - qualquer coisa seria melhor do que o mal que lhe acometia.
Temos milhares de motivos para agradecer, mas infelizmente, damos mais atenção às coisas negativas que acontecem conosco, do que às coisas positivas. Freqüentemente, sentimo-nos injustiçados pela vida, frente aos problemas cotidianos que atravessamos. Mas esquecemos que, existem dezenas de milhares de pessoas, atravessando (com coragem) problemas muito mais terríveis, avassaladores e cruéis que os nossos. E, muitas vezes, apesar de atravessar estes problemas com bravura, essas pessoas têm suas vidas ceifadas por estes problemas.
Perdemos assim, a oportunidade de dar auxílio à estas pessoas, pois estamos impressionados, vitimizados por nossos próprios problemas. Perdemos a oportunidade de dar auxílio através de companhia, palavras de conforto e preces. Perdemos a oportunidade de levar às estas pessoas a compaixão e o auxílio fraterno. E perdemos, conseqüentemente, a oportunidade de vermos nossos problemas serem dissolvidos, minimizados, resultado do exercício da caridade para com o próximo.
Agradeçamos então, por nossos problemas, pois eles nos levam ao esforço para melhorar, e, se formos sensíveis o suficiente, saberemos melhorar através da caridade e do amor ao próximo. E agradeçamos pela oportunidade de exercer a caridade e o amor ao próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO: SE VOCÊ NÃO FOR UM USUÁRIO CADASTRADO, ESCOLHA A OPÇÃO "Anônimo", na alça "Comentar como", LOGO ABAIXO AO CAMPO DESTINADO AO COMENTÁRIO. DEPOIS, VOCÊ PODE ASSINAR SEU NOME, NO PRÓPRIO CAMPO ONDE COMENTOU, OK?!