O verdadeiro homem de bem é aquele que faz a outrem aquilo que queria que os outros lhe fizessem.

"Não existe ensinamento que melhor expresse os ensinamentos do Cristo, do que a máxima: Amai-vos uns aos outros, assim como Eu vos amei".

Chico Xavier


Todos irmãos...

O que Jesus queria, era que aprendessemos a amar uns aos outros, de maneira que tratássemos uns aos outros como irmãos, independentemente de laços familiares ou afetivos. O importante é que haja amor ao próximo, compreensão e caridade. E o fato é que muitas coisas desagradáveis, e até mesmo grandes tragédias, genocídios inteiros poderiam ter sido evitados, se procurássemos exercitar este comportamento.
No dia a dia, pequenas coisas nos dão a oportunidade de exercitar os ensinamentos de Jesus, várias vezes. Mas, acometidos de uma impulsividade e ignorância que foge até mesmo ao bom comportamento social, damos vazão a sentimentos e atitudes lamentáveis, muitas vezes "abrindo portas" à energias e espíritos discordantes e inferiores, perdendo assim, uma bela oportunidade de exercitar os ensinamentos de Jesus. E nestes momentos de imprudência, forma-se uma atmosfera caótica em torno dos envolvidos na situação, onde fica cada vez mais difícil controlar a situação, face à "explosão" de nervosismo e até mesmo devido à aproximação de espíritos que estão vibrando naquela mesma faixa de caos e desentendimento, que passam então à influenciar aqueles que estão envolvidos. 
Um grande exemplo disso, são as recorrentes brigas de trânsito, nas quais muitos de nós já nos envolvemos ou ao menos conhecemos alguém que se envolveu. Estas sim, são exemplos de verdadeiras atmosferas caóticas, turbilhões de energias discordantes, um prato cheio para espíritos perturbados ou perturbadores. Muitas vezes escutamos um xingamento no trânsito, e, por puro orgulhom revidamos. PRONTO! Fomentamos, demos combustível, alimentamos a desinteligência. E, não raro, ficamos sabendo de situações idênticas, onde, uma das partes envolvidas em um lamentável episódio como este, portava uma arma de fogo. Figura-se então uma tragédia. Tragédia esta que poderia ter sido fácilmente evitada com um simples pedido de desculpas, ou um simples "abaixar de cabeça". 
Imaginemos então, em exemplos mais complexos, quanta coisa poderia ter sido diferente. Lembremo-nos daqueles líderes de nações, que promoveram massacres, guerras, genocídios, em nome da superioridade racial, étnica ou religiosa. Imaginemos o quão seriam santificados e glorificados estes líderes, se tivesse aproveitado sua influência, para, em nome do amor e da caridade, promover multirões de solidariedade, em caráter mundial. Certamente não seriam lembrados como tiranos ou ditadores, mas sim como homens de bem, que conduziram nações inteiras através dos ensinamentos do Cristo. 
Falta-nos humildade e caridade, e sobra-nos egoísmo e ignorância. Exatamente por isso, somos tão falhos em exercitar os ensinamentos do Cristo: "Amai-vos uns aos outros, como Eu vos amei."
Além disso, não atentamos para o fato de estarmos todos reencarnados no mesmo planeta, tendo a oportunidade de resgatarmos algo de outras vidas.
Aproveitemos também, então, a oportunidade de resgatarmos algo, e o façamos da melhor maneira possível, ou seja, da maneira que Jesus pediu que fizéssemos.